Alguns conceitos básicos para começar:
Usabilidade é um atributo de qualidade que mede a facilidade de usar um produto. Se está fácil de usar, temos uma boa usabilidade, caso contrário, a usabilidade está ruim;
Interface é basicamente a forma como você se comunica com o se usuário, e como ele interage com o que você criou.
Arquitetura de informação é a forma como você organiza e categoriza todo o conteúdo que o produto possui
Mas, o que é preciso saber sobre a usabilidade?
Uma boa usabilidade deve cumprir com 5 funções básicas:
- Aprendizagem: Os seus usuários conseguem realizar tarefas básicas no primeiro acesso ao seu produto?
- Eficiência: Eles conseguem realizar essas tarefas com rapidez?
- Memorabilidade: Eles conseguem se lembrar como devem usar o seu produto após algum tempo sem usá-lo?
- Prevenção de erros: A usabilidade do seu produto evita que seus usuários cometam erros, ou ajudam que revertam um erro facilmente?
- Satisfação: É gostoso usar o seu produto? Seu usuário sente felicidade por conseguir realizar tudo o que ele precisa?
Para saber se essas cinco funções estão sendo cumpridas, podemos contar com as dez heurísticas de Nielsen. Jakob Nielsen é o pai da usabilidade, e depois de muita pesquisa, ele definiu essas regras e boas práticas para uma boa usabilidade:
1 – Mantenha o status visível: A interface do sistema sempre deve manter o usuário informado em tempo real sobre o que está acontecendo, por meio de feedback instantâneo para suas ações.
2 – Tenha proximidade com o mundo real: É preciso falar a língua dos usuários, e isso deve ser feito de forma natural e lógica. Tanto para a escolha da comunicação, quanto paras as imagens e ícones escolhidos. Portanto, as informações devem ser contextualizadas com o modelo mental do usuário e fazer parte do dia a dia das pessoas.
3 – Exerça o controle, mas sem tirar a liberdade: O usuário tem que sentir-se no controle do sistema, por meio da possibilidade de a qualquer momento abortar uma tarefa ou desfazer uma ação e retornar ao estado anterior, porém, é importante que você direcione o seu usuário para ajudá-lo a cumprir a sua tarefa.
4 – Mantenha a consistência e os padrões: Para ser consistente e propiciar o aprendizado e reconhecimento do usuário, o seu produto deve conter um padrão audiovisual (texto, cor, som), de modo que um mesmo comando ou ação ter sempre o mesmo efeito e deve ser apresentada da mesma maneira e localização.
5 – Trabalhe na prevenção de erros: É preciso entender onde e de qual maneira o seu usuário pode errar, para assim evitar que isso aconteça.
6 – Crie Reconhecimento: O seu usuário nem sempre irá decorar os caminhos realizados para chegar em determinado resultado. É recomendado deixar bem visível esse passo a passo, para que ele refaça esse caminho sempre que necessário.
7 – Flexibilidade e eficiência de uso: O sistema deve ser capaz de oferecer uma boa experiência tanto para usuários leigos como para usuários avançados.
8 – Design Minimalista: Quanto mais informação desnecessária, maiores são as chances do seu usuário de perder no meio do caminho. As telas do seu produto deve ser simples e conter somente o que os usuários precisam saber / fazer.
9 – Ajude a reconhecer, diagnosticar e consertar erros: As mensagens de erros do sistema não podem ter conteúdo intimidatório, devem ser de fácil compreensão e orientar o usuário a entender o problema e buscar uma solução.
10 – Documentação e ajuda: O ideal é que o seu produto seja feito de forma que o usuário navegue intuitivamente, mas em alguns casos, é necessário oferecer informação e ajuda para o seu usuário.
Ufa, foi bastante coisa para considerar né? E Esse é só o ponto de partida.
É importante porque se o seu site for difícil de usar, difícil de ler, se o usuário tiver dificuldade para encontrar o que ele precisa ou não conseguir atingir o seu objetivo, ele simplesmente sairá e não voltará mais. Sim, seu usuário abandona seu site se não conseguir usar.
Existem muitos sites de produtos e serviços, e se o usuário não conseguir usar o seu, certamente irá para outro. E muito provavelmente isso já aconteceu com você, não é?
1 Comentário
Eduardo Cardillo
Finalizou com o melhor exemplo de expressão corporal de um usuário usando algo sem usabilidade! Agora aquela lista deveria ser usada na revisão de todos os projetos, ela é ótima.